Autosabotagem: Por que Fazemos Isso e Como Parar?

por | mar 14, 2025 | Comportamento, Mente

Você já teve a sensação de estar tão perto de conquistar algo importante, mas, de repente, fez algo que colocou tudo a perder? Talvez tenha procrastinado, desistido no meio do caminho ou se convencido de que não era capaz. Se isso já aconteceu com você, pode ser que a autosabotagem esteja agindo sem que você perceba.

Mas afinal, o que é a autosabotagem?

A autosabotagem acontece quando, de forma inconsciente, criamos obstáculos para nosso próprio crescimento e felicidade. São atitudes, pensamentos e comportamentos que nos afastam de objetivos importantes, mesmo que desejemos muito alcançá-los.

Por que nos sabotamos?

A psicanálise nos ensina que boa parte das nossas ações são movidas pelo inconsciente. Muitas vezes, a autosabotagem é uma forma de proteger-nos de algo que nossa mente entende como ameaça. Pode ser o medo do fracasso, da rejeição ou até mesmo do sucesso.

Aqui estão algumas causas comuns da autosabotagem:

Medo do fracasso – Para evitar a dor da derrota, muitas pessoas preferem nem tentar.
Medo do sucesso – Pode parecer estranho, mas algumas pessoas temem que, ao terem sucesso, sejam cobradas ainda mais ou percam a identidade.
Baixa autoestima – Quando não nos sentimos merecedores, inconscientemente criamos barreiras para confirmar essa crença.
Crenças limitantes – Frases como “não sou bom o suficiente” ou “nunca vou conseguir” funcionam como profecias autorrealizáveis.
Zona de conforto – Mudar dá trabalho e, às vezes, mesmo uma situação ruim parece mais segura do que o desconhecido.

Como parar de se sabotar?

Agora que você já entende por que a autosabotagem acontece, vamos falar sobre como sair desse ciclo:

Identifique seus padrões – Perceba quais comportamentos repetitivos estão impedindo seu crescimento. Você procrastina? Desiste no meio do caminho? Se sente incapaz? Anote essas situações.

Preste atenção ao seu diálogo interno – Fique atento às frases que diz para si mesmo. Substitua pensamentos negativos por afirmações mais realistas e positivas.

Questione seus medos – Pergunte-se: “O que de pior pode acontecer se eu tentar?”. Muitas vezes, nossos medos são exagerados.

Saia da zona de conforto aos poucos – Pequenos passos são mais eficazes do que esperar por uma grande mudança repentina.

Busque ajuda, se necessário – Terapia é um ótimo caminho para entender melhor suas inseguranças e desenvolver estratégias para superá-las.

Você merece avançar!

Lembre-se: ninguém nasce se sabotando. Esse comportamento foi aprendido e, assim como qualquer hábito, pode ser transformado. Você merece crescer, realizar seus sonhos e viver uma vida plena. Comece agora dando um pequeno passo. Afinal, o maior ato de coragem é acreditar em si mesmo! 💙

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler isso hoje! 😊

Imagem: IA